Hábitos que mudaram minha vida

Por Ligia Marcondes

Encontrei na musculação o que faltava para minha vida

Eu finalmente me encontrei, encontrei uma paixão, e depois dos 30 anos! Quando eu falo que sou apaixonada pela musculação e por ter um estilo de vida super saudável, é porque me apaixonei pelo processo, pelas mudanças e pelo bem que tudo isso me faz. Eu iniciei com mudanças nos hábitos alimentares e treino, mas eu sou tão focada e movida a metas que logo coloquei um desafio: competir em uma das modalidades do fisiculturismo.

Mas voltando para onde tudo isso começou. A minha maior motivação foi na minha gravidez em 2013: engordei mais de 20 quilos e eu não perdi esse peso com a amamentação. Demorou muito para voltar ao meu peso anterior à gravidez. Além de me deixar mal emocionalmente, eu contraí uma hérnia de disco pelo excesso de peso e eu não tinha pique nenhum para brincar com a minha filha, faltava motivação para tudo. Então percebi que havia alguma coisa errada.

Eu comecei esse processo procurando por um nutricionista esportivo e minha vida começou a mudar. Eu entendi que não precisava de uma dieta, e sim de uma mudança no meu estilo de vida, pois eu estava com 30 anos e me sentindo muito mal fisicamente. Segui e sigo à risca todo o plano alimentar e meus hábitos se estenderam para toda minha família. Meu marido sempre treinou musculação, mas começou a cuidar da dieta junto comigo. Minha filha de 9 anos pratica diversas atividades na escola e tem uma dieta super saudável também. Se você coloca um pote de brócolis e uma fatia de pizza na frente dela, ela sem dúvidas escolhe os brócolis. Ela foi acostumada assim desde cedo, então não é um sacrifício.

O segredo é ter constância

Meu horário de treino é sagrado e regrado. Eu posso deixar de fazer qualquer coisa no meu dia, menos praticar minha atividade física. Já ouvi de várias pessoas: você está muito estressada, vai treinar. E funciona, viu?!

Eu treino todos os dias, de segunda a segunda, ter um dia para descansar comigo não funciona. Se não faço nada, me sinto mal.

Eu sempre fui muito focada (em tudo), e meu foco me leva a colocar necessidade a essas metas, pois eu funciono assim. Foi então que após 2 anos nessa rotina de treino e dieta todo dia, furando apenas quando o nutricionista deixava (1 vez a cada 15 dias), levando marmita para balada, casamento, para todo lugar, eu decidi competir. Me inscrevi no meu primeiro campeonato de fisiculturismo em 2019 e foi maravilhoso, testar meus limites, ver a evolução do meu shape e da minha mente. Depois disso eu posso dizer sem dúvida nenhuma que consigo qualquer coisa.

Mas o fisiculturismo é um extremo da modalidade, não é o que indico para todos. O que indico é mudar os hábitos, começando pelas pequenas coisas.

Uma rede de apoio que faz a diferença

A rotina é puxada, como a da maioria das mulheres casadas e com filhos, além, claro, da minha agenda como CMO, que demanda muitas horas do meu dia. Mas eu tenho grandes aliados: meu marido que me ajuda muito com a minha filha, assim consigo fazer meus treinos sem me preocupar, além da BRQ que me permite flexibilidade para treinar durante meu horário de almoço e compensar durante o dia. E claro, não poderia deixar de mencionar meu time, que está comigo em todas as horas e é o suporte que preciso pra fazer tudo caminhar corretamente. Conto também com uma equipe com Médico do Esporte, Nutricionista Esportivo e Personal Trainer, eles que montam toda a minha estratégia.

É engraçado pensar que hoje virei referência para algumas pessoas. Eu sempre ajudo como posso, mas sei o que faz bem e funciona para mim. Por isso a importância de ter profissionais apoiando o processo, pois cada corpo e organismo reagem de uma forma. O ideal é começar dando um passo simples, saudável, o resto é consequência.

Saiba mais sobre nossa cultura

Conheça o BRQ WAY