Por Tiago Almeida
A decisão de migrar de carreira surgiu da insatisfação com o meu emprego e com o desejo de seguir a minha verdadeira paixão: a tecnologia. Durante um longo período, trabalhei em uma padaria e pizzaria e, ocasionalmente, atuava como técnico de informática. No entanto, a rotina diária, a falta de resultados financeiros e a sensação de estar longe do meu objetivo começaram a pesar sobre mim. Nesse momento, decidi embarcar em uma jornada de autodescoberta.
Refletindo sobre o que verdadeiramente me interessava desde criança, foquei no mundo da informática. Contudo, a transição não foi simples. Encontrar a coragem de deixar para trás a segurança da padaria e pizzaria e me aventurar no desconhecido foi um grande desafio.
Foram longas horas de estudo, lidando com a complexidade das linguagens de programação e a dúvida constante. Mas, à medida que enfrentava cada obstáculo, minha determinação aumentava. Essa trajetória em busca do meu propósito me deu a certeza de que nunca é tarde demais para seguir nossos sonhos.
O meu maior desafio foi decidir voltar à faculdade aos 30 anos, enquanto criava meus dois filhos pequenos, ambos diagnosticados com autismo. Abandonar uma carreira estabelecida para regressar à sala de aula me trouxe desafios acadêmicos e emocionais. Nesse período, tive que equilibrar o cuidado dos meus filhos com os estudos, e isso demandou resiliência e dedicação. Mas, essa experiência me fortaleceu em todos os sentidos.
O que eu mais aprecio na carreira como analista Java é o desafio de analisar e construir projetos. Cada projeto tem um desafio diferente, muitas vezes complexo e repleto de detalhes. Mas ver sua evolução, desde a concepção até o resultado final é incrível. A sensação de dar vida a ideias através da programação me inspira.
A minha mensagem para quem tem o desejo de migrar para a área de desenvolvimento em tecnologia é: lembre-se de que a jornada é moldada por seu comprometimento e paixão, não pela idade ou pelas adversidades que possa enfrentar.
Hoje eu enfrento desafios significativos, incluindo o diagnóstico de uma condição de saúde séria, a fasciíte necrosante, e um câncer, mas encontrei forças para continuar. A tecnologia é o meu refúgio, onde posso me concentrar, aprender a cada dia e trabalhar remotamente.
A área de desenvolvimento em tecnologia é vasta, repleta de oportunidades para aprender e crescer. Não tenha medo de dar esse salto. Lembre-se de que cada desafio superado, cada linha de código dominada, é um passo em direção a um futuro cheio de conquistas e realizações.
Abrace essa jornada com determinação e nunca subestime a capacidade de transformação que você pode conquistar na sua vida.