Por Matheus Sieiro
Eu sou veterano, comecei a praticar atividade física desde muito cedo com o incentivo do meu pai. Hoje, aos 29 anos, pratico de tudo um pouco: escalada outdoor (em rocha), ciclismo, rapel, trilhas, corrida, vôlei e o que mais aparecer, rs. Creio que o meu primeiro rapel, escalada e exploração de caverna tenha sido por volta de 7 anos de idade.
O meu pai foi o meu principal motivador, ele sempre me ajudou e ensinou a superar meus desafios através da natureza, então até hoje isso me motiva. A escalada me ajuda bastante, me dando mais força, equilíbrio, resistência e controle mental.
Falando em escalada outdoor, o maior desafio é a autoconfiança. O psicológico pode ficar bem abalado durante o percurso. Mas creio que meu maior desafio de resistência foi pedalando, quando meu pai me convidou para ir de bike de Guarulhos a São Sebastião, somando 190 km.
Foram 16 horas de pedalada com muitas subidas e descidas, fortes chuvas, fortes emoções.
A travessia de Ilhabela com certeza me marcou, uma caminhada de 50km em 3 dias, que fiz junto do meu pai, irmão e amigos. Na época, fomos pioneiros.
A mata era ainda mais fechada do que é hoje e somente um grupo tinha feito o trecho até aquele momento. Tínhamos apenas um mapa e algumas indicações, e as poucas marcações encontradas nos guiavam o caminho (fitas amarradas em árvores ou cortes nos troncos).
Chegamos a nos perder uma vez e viramos alvo de um ataque de formigas vermelhas. Sentamos para descansar um pouco em um tronco, mas o local estava infestado de formigas. Quanto mais nos debatíamos para nos livrar delas, mais formigas caiam da árvore e nos mordiam para valer rs. Tirando o susto e a dor das picadas, tudo ficou bem e virou uma boa história para dar risadas com os amigos.
Estar em contato com a natureza nessas atividades me traz uma sensação indescritível de liberdade.